sábado, 15 de outubro de 2016

Filosofia da Religião, em antologia de luxo


Deus está filosoficamente vivo e bem vivo. Que o diga a filosofia analítica contemporânea que ressuscitou a filosofia da religião com um vigor nunca antes alcançado. Para muitas pessoas ligadas á filosofia isso é surpreendente, já que erradamente viam na abordagem analítica pouco mais que artifício e formalismo técnico de análise da linguagem. A prova de que as coisas não são bem assim é o volume que aqui apresento. É impressionante a qualidade intelectual do que se produziu nos últimos 50 anos sobre filosofia da religião. Filosofia das Religiões, Uma Antologia, é a tradução da edição de 2003 de Philosophy of Religion, An Anthology, da Blackwell, uma editora com grande tradição e empenho na edição deste tipo de obras. Aliás, editoras académicas em regra publicam com alguma regularidade obras do género. Estes volumes são uma espécie de best of de uma área de estudos, autor ou problema. São volumes extensos e que compilam textos dispersos, clássicos ou contemporâneos, mas, no caso da filosofia (e creio que nas outras áreas é o mesmo) que sejam relevantes no debate contemporâneo. Mas vamos ao interior. Deparamo-nos com duas pequenas dificuldades na edição portuguesa e que o editor pode melhorar em futuras edições. A primeira é que o índice vem no final. É um pouco discutível esta opção, mas num livro tão volumoso (a edição portuguesa é mais extensa que o original com mais de 800 páginas) e cuja finalidade é em grande parte a consulta, o índice no início facilita o manuseio e apresenta logo a tábua dos artigos. A segunda é que a edição portuguesa não apresenta no índice o nome do autor de cada artigo. Temos de abrir cada artigo na página correspondente para, aí sim, verificar quem é o autor do artigo. Isto dificulta bastante, pois a procura de um artigo pode também ser feita pelo autor e, como está, torna-se bastante menos prática essa busca. Não tenho o original para comparar, mas, à parte isto e uma pequena introdução dos autores compiladores, nada mais é apresentado. Creio que aqui segue o original, muito embora todas as antologias da Blackwell que possuo em língua inglesa apresentam um pequeno Index. Nesta edição portuguesa não aparece tal Index. Não posso confirmar se tal aparece na edição original, mas tratando-se de um livro de estudo e fortemente dirigido a um público académico, este tipo de ferramentas revela-se quase sempre de enorme utilidade, já que em tanta página os atalhos facilitam bastante.
O livro é organizado em 8 partes.
Parte 1: A identidade religiosa
Três artigos a abrir a antologia, que acabam por constituir uma apresentação do fenómeno religioso. O que faz com que uma crença religiosa seja religiosa e distinta de outras crenças? Quais as principais crenças religiosas?
Parte 2: Teísmo e atributos divinos
Nesta parte, que arranca com um famoso artigo de Richard Swinburne, “God” (1996), explora-se as principais características e atributos de Deus, entre outras como, as de omnipotência e omnisciência.
Parte 3: Explicações de religião
O início desta parte é empolgante. Em poucas páginas 3 autores disputam a partir de uma parábola, o estatuto da crença religiosa. São eles Anthony Flew, R. M. Hare e Basil Mitchell. E já que estamos na parte das explicações da religião ou religiões, então é ocasião para explorar o que tem a psicologia a dizer sobre o problema. A inclusão desta parte é interessante já que, na minha opinião pessoal, tornar-se-ia incompleta sem a apresentação desta abordagem pois parece que a crença religiosa tem uma forte componente psicológica. É aqui também, como de resto seria de esperar, que Freud é abordado, em pelo menos 2 artigos. Mas também é nesta parte que se aborda o relevante problema da ética da crença, com um artigo do já traduzido entre nós, William Clifford (Ética da Crença, Org. Desidério Murcho, Bizâncio, 2010). Mas também é nesta parte que temos a defesa da crença religiosa como apropriadamente básica, na conhecida formulação de Alvin Plantinga.
Parte 4: Argumentos teístas
Nesta parte discute-se a apresentam-se os principais argumentos de justificação da existência de Deus. A novidade aqui é que são apresentados, cada um deles, num artigo diferente. Duas entradas para Swinburne e Mackie com o argumento cosmológico. E, com uma falha da tradução, o argumento teleológico de David Hume (e não teológico). Ainda são explorados em artigos diferentes, o ontológico e do desígnio.
Parte 5: Religiões não teístas
Confesso que é para mim a parte mais estranha, já que não tenho grande conhecimento nesta matéria e ainda não explorei convenientemente os artigos aqui incluídos. Mas temos 4 artigos que apresentam perspetivas budistas, feministas, Darsana, Anviksiki, entre outras. A explorar.
Parte 6: Coisas más e coisas boas
Como seria de esperar, o problema do mal explorado em 8 artigos. Para citar os mais relevantes encontramos aqui artigos de William Rowe (do qual já temos traduzida a excelente Introdução à filosofia da Religião, Verbo, Trad. Vitor Guerreiro), Brian Davies e Peter Van Inwagen.
Parte 7: Os valores religiosos
Esta parte pode interessar aos professores do secundário já que a bibliografia para abordar este tema é, em regra, escassa e difusa, muitas das vezes mesmo inapropriada à finalidade que se destina. Há aqui, portanto, um recurso indesculpável. Encontramos os problemas comuns: o problema da tolerância religiosa, religião e moralidade, pluralismo religioso, etc. Encontramos também o artigo de Swinburne “A possibilidade da encarnação” que tem sido divulgado entre nós por Domingos Faria. Espaço ainda também para a famosa “aposta” de Pascal.
Parte 8: Identidade Pessoal e morte
Finalmente, um típico problema associado às religiões, o da morte e dos milagres. Dos 5 artigos incluídos, um é de um dos organizadores desta antologia, Taliaferro e foi incluído também o texto de David Hume sobre os milagres, incluído ao seu ensaio de Investigação Sobre o Entendimento Humano.
Conclusão da análise
A quem se destina esta antologia? Fortemente a estudantes universitários. Mas também a professores do ensino secundário e ainda a curiosos que gostem de aprender lendo. Para estes últimos o livro tem a vantagem de conter artigos de autores experientes numa escrita clara. Para além disso o mero curioso, leitor sem formação em filosofia, tem aqui uma rica apresentação do problema do fenómeno religioso, exposto sob muitas variantes.
Como é habitual neste tipo de artigos incluídos em antologias académicas, no final de cada artigo, em regra, é apresentada não só uma bibliografia geral, como uma recomendada para aprofundar o tema ou problema apresentado no artigo.
Uma nota final. Muitas vezes em países academicamente mais pequenos como Portugal, os problemas da religião são abordados apenas pela Religião católica e Cristã, o que acaba por afastar o interesse de muitas pessoas, já que se habituam a associar estes problemas apenas ao interesse das instituições religiosas. Independentemente do mérito ou desmérito do trabalho dessas instituições é fundamental perceber que a análise do fenómeno religioso está muito para além da instituição religiosa. Ele é um tema amplo de estudos filosóficos e científicos. A publicação e divulgação deste tipo de obras entre nós (principalmente entre nós) é um bom sinal para arrancar a filosofia desse espectro e devolvê-la ao exercício crítico que tão bem a caracteriza na busca da verdade.

Charles Taliaferro e Paul J. Griffiths, Filosofia das Religiões, Uma antologia, Tradução de Luís Couceiro Feio, Editora Piaget, 2006


Esta obra pode ser comprada AQUI
Agradeço à Editora Piaget o envio deste livros para análise e divulgação. 

Sem comentários: