sexta-feira, 22 de março de 2013

50 Lições de Filosofia


O 50 Lições de Filosofia é o sucessor do manual para o ensino secundário, A Arte de Pensar. O Arte de Pensar é, na minha opinião, a primeira grande mudança operada nas últimas gerações de ensino da filosofia no ensino público português. Mudou a visão de centenas de professores e alunos do que é e como se faz filosofia. Mas também, como todas as boas e grandes mudanças, causou muitos choques e arrepios. Ainda hoje o manual é motivo de acusações várias e rotulagens desadequadas. E suscita muitas resistências, principalmente dos professores que recusam abandonar formas mais tradicionais de ensinar filosofia em países como Portugal, onde praticamente não se faz filosofia de nível mundial. Foi também por via de um manual escrito a pensar nos alunos adolescentes que muitos professores – entre os quais me incluo – viraram uma importante página no modo como ensinam e abordam a filosofia. E todos aqueles que adoptaram os métodos sugeridos pelo manual são hoje, certamente, professores mais felizes e confortáveis com a sua própria disciplina.

Uma das particularidades do Arte de Pensar foi a de juntar uma verdadeira comunidade de professores com renovado interesse em ensinar filosofia. Para tal foram sempre criadas condições para que tal acontecesse, a um nível nunca alcançado pelos seus congéneres. Desde fóruns, discussões em sites, blogs, etc., há toda uma quase infinita informação espalhada on-line sobre o manual. Desta vez, começa-se por um blog.

Este ano regressamos às adopções. E o Arte de Pensar aparece de cara nova, completamente remodelado, numa boa atitude de crescimento e aprendizagem, com os devidos updates. 

Sem comentários: