segunda-feira, 26 de abril de 2010

Questão sobre ensino

Para avançar um argumento preciso de saber do grau de verdade da seguinte proposição:


“O ensino público português é uma completa balda”


Falo em grau de verdade pois não me parece que possa saber completamente se tal é verdade ou não. A proposição pode ser ou não muito parecida com a verdade. O que acha o leitor? É também possível que tenha de dar alguma informação adicional para compreender melhor o que se quer dizer com a proposição acima. Por completa balda pensamos que seja algo como:
- Incumprimento de planificações. No caso de cumprimento não há qualquer controlo sobre como as mesmas se cumprem.
- Planos de recuperação sem correspondência na prática, i.e., diz-se que existe o plano, passa-se o aluno de ano, mas na prática o aluno continua num nível muito baixo de desenvolvimento.
- Produtividade bastante baixa, i.e., produzem-se papéis e papéis, grelhas, planos, justificações disto e daquilo, mas que pouco ou nenhum impacto tenham na realidade prática.
- Opção por facilitar as notas (mesmo que se pense que não) em vez de exigir mais aos alunos para que eles transitem de ano.
- Falta de profissionais pró activos, i.e., profissionais que trabalhem para manter os estudantes na escola tendo reais projectos que os motivem a tal.
- Avaliações profissionais toscas, i.e., avalia-se com o conhecimento de senso comum, “a olho”, sem qualquer rigor e profissionalismo.
- Completa ausência de massa crítica para proceder a avaliações de conteúdos científicos.
- Avaliações de alunos com ausência de exames para aferir resultados.
- Manuais escolares mal feitos, sem revisões científicas, mas com muitas imagens “para inglês ver”
- Linguagem hermética aplicada às ciências da educação.
- Ciências da educação baseadas no discurso pseudo-científico transformado em ideologia, i.e., teorias que são tomadas como verdades absolutas.
- Professores com deficiências de formação graves, sem oportunidades de formação complementar em áreas científicas.
- Predomínio no sistema de ensino de disciplinas de carácter técnico em desfavor das disciplinas de carácter científico.
Que acha o leitor?

2 comentários:

António Daniel disse...

E agora isto: http://aeiou.expresso.pt/governo-elimina-chumbo-por-faltas-no-estatuto-do-aluno=f578794

Rolando Almeida disse...

é o caos mental de quem manda na educação