quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Oficinas de Filosofia Prática e Pensamento Crítico

CartazOficinaReitoria_Set_09

Aplicação de técnicas de Pensamento Crítico a discussões filosóficas reais

Dias 13, 14, 15, 16, 20, 21, 22 e 23 de Outubro

Local - Reitoria da Universidade do Porto

Apresentação das Oficinas

A Filosofia Prática e o Pensamento Crítico são duas áreas distintas mas complementares que têm como objectivo comum a prática e o aperfeiçoamento das nossas capacidades cognitivas e argumentativas.
O Pensamento Crítico é uma área transversal a todas as disciplinas (Português, História, Ciências Naturais, etc.) onde se cultiva a análise e avaliação cuidada de raciocínios e argumentos.
Na Filosofia Prática a ênfase é colocada na procura pessoal, activa e crítica de respostas aos problemas filosóficos.
Nestas Oficinas de Filosofia Prática e Pensamento Crítico serão partilhadas uma série de técnicas, conceitos e instrumentos cognitivos, lógicos e argumentativos da área do Pensamento Crítico, aplicando-os a discussões filosóficas (Filosofia Prática) sobre diversos temas filosóficos: verdade, conhecimento, bem e mal, arte, etc.*
O prazer do pensamento filosófico
Da mesma forma que um desportista, um filósofo tirará maior prazer e proveito enquanto praticante que enquanto observador. Nesse sentido, estas Oficinas de Filosofia Prática e Pensamento Crítico têm como objectivo principal fazer filosofia e não simplesmente falar de filosofia.
Estas Oficinas pretendem proporcionar o prazer do pensamento filosófico aos seus participantes que, com essa prática filosófica exercitarão também outras virtudes como a tolerância, o saber ouvir(-se), o espírito crítico e a argumentação.
Aventure-se a pensar connosco!

INFORMAÇÕES GERAIS 
Horário: 18h30 - 21h30
Preço: 90€ UP | 100€ fora UP
Inscrições até 20 de Setembro, limitadas a 30 participantes -

Ana Martins: anamartins@reit.up.pt ou Ruben Rodrigues: rrodrigues@reit.up.pt;

Tlf.  220408193

Sem comentários: