domingo, 20 de setembro de 2009

Guia essencial - Filosofia

9789895507207_1252604296[10] Ainda sobrou algum tempo da noite de ontem para me dedicar ao Guia Essencial de Filosofia, do Stephen Law e publicado este mês entre nós pela Civilização Editora. O livro é bonito e muito bem feito. Está dividido entre alguma história da filosofia, as grandes áreas da filosofia e as ferramentas específicas da filosofia. Consegue ser melhor que muitos manuais do secundário, pese embora me pareça que não pudesse funcionar como manual (não esquecer que Law já organizou manuais escolares). Não conheço a edição original, mas a portuguesa tem um defeito que é a letra demasiado pequenina o que cansa a leitura. Mas o livro funciona como um pequenino, mas bem feito, motor de busca para a filosofia e é especialmente recomendado para quem, em 300 páginas, pretender ter na biblioteca um livro que diga algo com rigor sobre um saber que possui já alguns milénios de existência. Dentro das introduções (bem, este é mais um guia) ainda nenhum outro livro conseguiu destronar o Elementos Básicos de Filosofia de Nigel Warburton (Gradiva). Neste momento estamos numa posição confortável no mercado português no que respeita a pequenas e boas introduções à filosofia. Para além da de Warburton e esta de Law, temos ainda a de Raymond Martin e Daniel Kolak, Sabedoria sem respostas, a de Thomas Nagel, que quer dizer tudo isto?, a de Simon Blackburne, Pense e a recente de James Rachels, Problemas da Filosofia, todas, à excepção da de Martin/Kolak, publicadas na Filosofia Aberta da Gradiva. Estes livros são particularmente úteis para a divulgação correcta da filosofia.

2 comentários:

Aires Almeida disse...

Rolando, apesar de a introdução do Warburton ser muito boa, prefiro ainda assim a do Rachels por ser mais solta e menos escolar.

Rolando Almeida disse...

Eis uma boa questão: eu também prefiro a do Rachels, mas para os estudantes do secundário a do Warburton parece-me melhor escolha. Não sei se estás de acordo se colocar as coisas deste modo.