sábado, 19 de setembro de 2009

Bem vistas as coisas

Ser_Humano E pronto. Passei o dia com a Psicologia B. Este ano isto vai andar assim, a deambular pela filosofia e por outras disciplinas que são pertença do grupo. Não tenho o vigor para analisar manuais de psicologia como tenho para a filosofia (pelo menos não estou tão à vontade), mas ainda assim, o manual adoptado na minha escola (Ser Humano, Porto Editora) parece-me estar muito certinho. É verdade que tem um forte pendor histórico, o que me aborrece um pouco (e será que não aborrece os alunos?), mas também é verdade que antes do manual li integralmente o programa da disciplina e ele aponta para esse caminho. Mas a avaliação que aqui faço é outra. Para um programa de 3 blocos semanais, e com (vá lá, ao menos isso) uma gestão de bolsa de tempos para o professor acima do normal, o manual está muito bem apetrechado de ferramentas e sugestões de trabalho. Um pormenor interessante: tem até um bom lote de sugestões para a primeira aula, tendo em atenção que em regra os alunos não levam o manual para a primeira aula. As sugestões na barra lateral, para o professor, são efectivamente úteis direccionando para outras páginas, para o livro do aluno, para o cd rom do aluno e DVD do professor. Sinceramente não tenho maturidade suficiente com a disciplina para fazer avaliações de fundo, mas as impressões causadas são pelo menos boas. Posto isto, acho que é horinha de ler um pouco de filosofia. A opção em cima da mesa recai sobre algo levezinho como o Guia de Filosofia do Stephen Law ou o mais intenso, Viver para quê?, colectânea de textos sobre o sentido da existência organizados por Desidério Murcho. Já se vê!

2 comentários:

Renato Martins disse...

Algo que acho deprimente neste programa é haver um capitulo dedicado à Psicologia em Portugal e os seus psicologos/psicanalistas/psiquiatras mais proeminentes... Isto interessará assim tanto a um estudante de 12º ano? Pressupõe que todos eles estão a pouco ja de serem psicologos e apresentam a sociedade de psicologia em portugal? Narcisismo...

Não vejo sentido neste capitulo, e é um perda de tempo que poderia ser dedicada à exploração de mais conteudos pedagogicos bem interessantes que esta ciencia tem.

abraço

Rolando Almeida disse...

Olá Renato,
Ainda não cheguei a essa unidade, mas não é necessário lá chegar para questionar a interesse do programa para a formação de alunos do secundário. Hoje em dia os alunos tem uma série de disciplinas que são entretenimento puro, sem impacto significativo nas suas formações.Fala-se tanto em competências e quando pegamos nestes programas ficamos com a sensação que temos de despachar conteúdos sem qualquer perspectiva além de fazer os alunos decorar as matérias.